Vanessa Fagá Rocha

Vanessa Fagá Rocha

Mestre em Desenvolvimento Territorial
Sustentável, Empresária e Co-fundadora do Vida Criativa®
Clube da Longevidade em Maceió (@clube.vidacriativa).
Autora do ebook "Economia Prateada: como converter a longevidade em oportunidade de
negócios" - à venda na Amazon.

TURISMO PRATEADO

O nome é lindo, né? Pode dar a entender que se trata de um turismo baseado naqueles níveis de fidelização que algumas companhias aéreas têm, como nível prata, nível ouro, diamante… mas não é nada disso… Trata-se, na verdade, de um excelente nicho de mercado para qualquer empresa que atue no ramo do turismo: o turismo para as pessoas 60+ ! Ele leva esse nome em alusão à cor dos cabelos de quem já chegou à maturidade, e vem ganhando mais força a cada ano.

No mundo todo, a expectativa média de vida tem aumentado nas últimas décadas. Segundo a ONU, a cada segundo, duas pessoas no mundo fazem 60 anos! No Brasil, segundo dados do IBGE, temos hoje 30,3 milhões de idosos (pessoas com idade acima dos 60 anos), e a projeção é que em 2050, teremos 68,1 milhões de brasileiros nessa faixa etária. Seremos o 6º país mais velho do mundo.

A expectativa de vida média do brasileiro, que era de 45 anos na década de 1940, em 2010 já apontava 75 anos, e a expectativa de vida projetada para 2050 pelo IBGE é de 80,7 anos. Teremos mais pessoas na faixa etária com mais de 60 anos do que brasileirinhos entre 0 e 14 anos!

Muitos são os termos para se denominar esta etapa da vida: melhor idade, terceira idade, maturidade, fase sênior, e, a nossa preferida: Geração Prateada; daí se derivam os termos “Economia Prateada” e “Turismo Prateado”.

Economia Prateada é o conjunto de atividades específicas destinadas a atender às necessidades e motivações dos idosos, às necessidades de suas famílias em decorrência do cuidado dos idosos e à transformação da oferta de empresas, com uma oferta segmentada, e que se adapte às mudanças demográficas.

Você pode estar pensando que as pessoas idosas diminuem a frequência com a qual viajam, por algumas limitações, mas esse conceito está muito ultrapassado. O termo envelhecer deixou de ter um peso negativo e se traduz num amplo sentido de maturidade, e maturidade neste contexto subentende a decisão no processo de compra, entendimento claro do que deseja, além, é claro, de recursos financeiros próprios.

Os 60+ de hoje são, em sua maioria, ativos, buscam convívio social, investem em sua qualidade de vida e em si mesmos. Boa parte deles ainda trabalha ou decidiu empreender e sim, eles viajam, e muito, tanto que o próprio Ministério do Turismo criou, desde 2007, um programa chamado Viaja Mais Melhor Idade.

O programa Viaja Mais Melhor Idade foi instituído com um duplo objetivo. Primeiro, fazer a inclusão social por meio do turismo, viabilizando o acesso do público idoso às viagens de lazer. Depois, estimular o turismo interno, ao fazer com que aposentados, pensionistas e maiores de 60 anos aproveitem seu tempo livre para viajar pelo Brasil.

Entre os anos de 2007 e 2010, foram vendidos 599 mil pacotes turísticos no âmbito do Viaja Mais Melhor Idade, gerando mais de R$ 531 milhões. Esse público, que tem como uma de suas características a possibilidade de tirar férias em períodos de baixa ocupação, pode minimizar um grande problema do setor turístico: a sazonalidade, fornecendo, assim, mais competitividade ao setor.

Até aqui já deu para perceber que este público é, portanto, um público muito interessante para qualquer destino turístico, certo? Engana-se, entretanto, quem pensa que, se um destino turístico tem produtos para públicos diversificados, ele já está apto a atender bem a Geração Prateada. Pesquisa feita pelo Senior Lab mostra que 85% do público consumidor com 60 anos ou mais têm a percepção de que o varejo não tem produtos nem serviços adequados às suas necessidades e desejos.

É um público que possui outras necessidades e expectativas tocantes à qualidade do atendimento e do produto, porque eles querem que as soluções se adaptem ao seu momento de vida. Na prática, não é ficar satisfeito porque aquilo te atendeu “mais ou menos”.

No estudo “Grey Power – o mercado que mais cresce no Brasil”, do Instituto Locomotiva com a Sony Pictures, 77% dos entrevistados disseram não se ver representados nos comerciais que passam na televisão, e 87% declararam que gostariam de ser mais ouvidos pelas marcas e empresas. Segundo este mesmo estudo, 16 milhões de idosos
dizem ter a intenção de comprar passagens aéreas nos próximos 12 meses.

Então vamos direto ao ponto! Ou melhor, aos pontos que são importantes
para o Turismo Prateado:

★ Desconecte-se de estereótipos… sabe aqueles ícones que representam o estacionamento ou a fila preferencial? A nova geração 60+ não se identifica com eles.
★ Invista em elementos que proporcionem conforto e bem-estar, disponibilizando assentos, elevadores, iluminação e sinalização adequada.
★ Pense na acessibilidade. Reduza degraus, proporcione espaços amplos para aqueles que necessitam do apoio de bengalas, de andadores e de cadeiras de rodas.
★ Facilite a leitura dos seus materiais de divulgação e embalagens. Isto garante algo que todos amam: a autonomia!
★    Desenvolva campanhas específicas. Produza materiais que dialoguem diretamente com a geração prateada.
★ Utilize imagens com as quais seus clientes se identifiquem, sem fazer representações cômicas ou desrespeitosas referentes à idade, que podem se caracterizar como ageísmo – atitudes que denotam preconceito com as pessoas mais velhas.
★   Treine sua equipe de atendimento. Um atendimento atencioso passa, necessariamente, por uma comunicação adequada. Atenção, paciência e sensibilidade são essenciais para perceber se seu cliente tem alguma limitação, para que você se coloque à disposição para ajudá-lo.
★  Mas atenção: uma boa comunicação é aquela que não infantiliza o seu cliente. Não fale com eles como se fossem crianças. Não grite, nem subestime seu cliente, ele pode se sentir ofendido se der a entender, por seu comportamento, que você pensa que ele não é capaz.
★  Não force a decisão de compra desse cliente e comunique com clareza, dando informações completas. Para 85% da geração 60+ a qualidade e atenção no atendimento são decisórios para fechar um negócio.
★   A empatia é fundamental no atendimento. Entenda de verdade a necessidade do 60+ para só então oferecer um produto ou serviço. Tenha em mente que você está diante de alguém maduro, que já viveu diferentes experiências e que merece seu respeito. Isto trará adequação à solução que você irá oferecer.
★   Fidelize, ofereça desconto para este público, crie um programa de recompensas específico para esta geração, com algo que, de fato, atraia sua atenção.
★ Considere ter um funcionário “prateado” na sua equipe de atendimento e de vendas. Além de serem experientes, dedicados, irão se identificar facilmente com os clientes prateados como eles, e com as outras gerações também! Essa diversidade no time, quando bem aproveitada, agrega valor à sua entrega.   

Maceió tem tudo para ser o destino turístico ideal para o Turismo Prateado! Águas do mar calmas e mornas na maior parte de suas praias urbanas, faixa de areia que possibilita um caminhar sem dificuldade,  faixas de pedestre e ciclovias bem sinalizadas, serviços de alimentação diversificados e que atentam para as necessidades de alimentação específicas (como hipertensos, diabéticos e intolerantes), ampla oferta de serviços turísticos, aeroporto acessível, excelente diversidade e qualidade de meios de hospedagem, aplicativos de mobilidade urbana, além de um povo hospitaleiro e gentil.

Maceió pode sim, ser um destino referência no Turismo Prateado, acolhendo cada vez melhor essa geração rica em conhecimento, bom humor, energia e vontade de viver!

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Turismo em Maceió: Prateado

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